Sonhou em ir para os Estados Unidos, mas não sabe por onde começar?
Saiba o fazer para poder ir aos Estados Unidos
Para quem quer ir aos estados unidos, o primeiro de tudo, você deve ter o passaporte valido e com pelo menos 6 meses da data da viagem, preencher o formulário DS-160 no site da Embaixada e Consulado americano no brasil, pagar a taxa da solicitação do visto, agendar a coleta no centro de atendimento que você escolheu ao preencher o formulário e agendar a entrevista no consulado americano, esses são os passos que você deve tomar.
Para começar, não esqueça de ver se o seu passaporte está valido, caso você não tenha ou está vencido, acesse nossa matéria sobre como retirar o passaporte nesse link.
Programe-se para que caso não tenha um passaporte, retirar em até 6 meses antes de solicitar o visto para que não seja negado logo de cara, e claro, veja a validade do seu passaporte.
Se você já está certo de que vai viajar para os estados unidos, segure um pouco a ansiedade de comprar passagens e hospedagens, pois à possibilidade de ser negado. Primeiro de tudo, vamos entrar no site para preencher o formulário DS-160, um formulário para colocar seus documentos, algumas perguntas pessoais, informações sobre a viagem, se você tem algum parente morando nos estados unidos, entre outras coisas. Fique atento que ao começar, você terá que indicar onde irá fazer a entrevista pessoalmente, lembrando onde temos local de entrevista:
- Brasilia
- Recife
- Porto Alegre
- São Paulo
- Rio de Janeiro
Lembre-se que, se você não é de nenhuma dessas cidades, você terá que estar presente em dois dias para entregar a documentação no CASV e no dia seguinte, a entrevista no consulado. Certifique de responder todas as perguntas com dados verídicos e o mais claro possível.
Logo após o preenchimento do formulário, será gerado um código de barras para fazer o pagamento, que na data da pesquisa, está por US$ 185,00, podendo variar dependendo do tipo de visto e da forma de pagamento. As formas de pagamento podem ser em cartão de credito internacional, dinheiro em dólares americanos ou o equivalente em real e cartão de debito internacional e pode ser via pagamento online ou em agências bancárias autorizadas.
Mas o que é CASV?
No CASV, você irá levar seus documentos para finalizar o cadastro antes da entrevista presencial, normalmente é um dia antes. Você precisará levar:
- Ficha de cadastro impressa da solicitação DS-160 com código de barra de todos os solicitantes, caso seja mais de uma pessoa.
- Passaporte atual e o anterior case seja necessário.
- Da página de confirmação do CASV.
- Em algumas regiões, precisara levar foto impressa colorida 5 x 5 cm ou 5 x 7 cm, dos últimos 6 meses e com fundo branco, somente em caso de agendamento nos consulados de Porto Alegre e Recife. Em outros consulados, a foto será feita no local do CASV.
A temida entrevista
No dia seguinte do CASV, você irá para a embaixada ou consulado (dependendo da região), na data agendada para realizar a entrevista presencial.
Lembrando que:
- Não é permitido a entrada de pessoas que não tem entrevista agendada, como amigos ou familiares que não estão com agendamento.
- Todos os entrevistados serão revistados pelos seguranças antes de entrar.
- Leve todos os documentos citados para a entrevista.
Lembre-se que a boa aparência também é fundamental para a entrevista, nada de roupas ou maquiagens exageradas. Leve documentos que comprovem sua forte ligação com o brasil como residência fixa, comprovante de trabalho entre outras coisas. Lembrando que se você não está confiante, você pode procurar uma empresa que dá acessória para tirar o visto.
Entrega do Visto
No caso do seu visto for aprovado, você deixará seu passaporte e quando estiver pronto, você receberá um e-mail. Lembrando que você pode consultar o seu visto através desse link.
Você pode receber os documentos no CASV ou receber via correspondência conforme você indicou no cadastro. Você pode também enviar um representante para retirar o seu visto, contudo, ele precisa levar uma cópia do seu documento de identidade e uma carta de autorização assinada. A carta tem que ser legível, mas não precisa ser em inglês ou registrada.
Assessoria
Existem empresas que prestam serviços de assessoria para ajudar a decidir qual o melhor tipo de visto para você, nas documentações e entrevista, no preenchimento do formulário, orientar como se comportar na entrevista, quais documentos pessoais levar, responder as dúvidas e fornecer orientações, coordenar a entrega de documentos, análises, coleta biométrica e fotos.
Algumas empresas ainda ajudam simulando uma entrevista como se fosse no consulado ou embaixada, fazendo as prováveis perguntas mais comuns e que você tem mais dificuldades, para que na hora da entrevista real, você já sabe como se sair e não ficar nervoso ou constrangido para se sair bem.
Boa Viagem e aproveite cada momento.